O livro apresenta um guia para a obra construída do arquiteto Paulo Mendes da Rocha, contida entre 1958 e 2008, de autoria dos arquitetos Caterine Otondo e José Paulo Gouvêa.
A edição bilíngue (espanhol e inglês) é o sexto volume da coleção “ITINERÁRIOS DE ARQUITETURA”, realizada pela Fundación de Arquitectura Contemporánea, sediada em Córdoba, na Espanha.
Trata-se de um guia de obras que abrange um conjunto de 60 projetos construídos em todo o Brasil e na Europa e, em ordem cronológica, apresenta desde o Ginásio Paulistano (1958), em São Paulo, até o recente projeto do Museu dos Coches (2008), em Lisboa.
Constam da introdução do livro um texto da arquiteta da ETH Zurich, Annette Spiro, e do arquiteto paulistano José Armenio de Brito Cruz, além dos textos de apresentação de membros da Fundação.
Integra a publicação um DVD onde constam desenhos referentes aos projetos publicados, alguns textos importantes da bibliografia do arquiteto, além do curta-metragem "PMR 29’ - 29 minutos com Paulo Mendes da Rocha", realizado pelos autores do livro com João Sodré, Juliana Braga, Carolina Gimenez e Michel Gubeissi.
Inicialmente, o livro estará disponível apenas para o mercado europeu, ainda sem previsão de lançamento no Brasil.
Título: PAULO MENDES DA ROCHA - ITINERÁRIOS DE ARQUITECTURA 06
Edição: Fundación de Arquitetura Contemporánea
Autores: Caterine Otondo e José Paulo Gouvêa